Quer adquirir o seu imóvel através de financiamento? A gente diz como fazer!
2 de agosto de 2024
O sonho de ter o seu próprio empreendimento da Celi pode estar mais perto do que você imagina. Do Barra Garden ao Arbo Residence, não faltam opções para os mais diversos gostos e preferências. E, caso você não possua o valor para pagar pelo seu imóvel à vista, é possível contratar um financiamento imobiliário e realizar o desejo de uma casa própria que atenda todas as suas necessidades atuais.
Antes de comprar o seu imóvel, é importante ter um bom planejamento financeiro para que você saiba quanto poderá investir para tirar esse sonho do papel. Com o financiamento, você pode comprar seu imóvel de forma parcelada e escolher a condição de pagamento que se encaixa no seu bolso. Atualmente, o financiamento imobiliário no Brasil é bastante acessível e diversas instituições oferecem diferentes condições e taxas de juros. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, é uma das opções mais procuradas por oferecer condições facilitadas e programas específicos para diferentes perfis de compradores.
Por isso, confira com a Celi todos os detalhes sobre o financiamento imobiliário, tire suas dúvidas e faça a melhor escolha na hora da realização deste grande passo.
O que é o financiamento de imóvel?
Em termos gerais, o financiamento de imóvel significa fazer um empréstimo com a instituição financeira escolhida. A instituição paga o valor integral da propriedade imobiliária e o comprador paga o valor por meio de parcelas acrescidas de juros e correção monetária para a instituição. Esse é o tipo de financiamento com as taxas mais baixas no mercado e tem um prazo bem longo para quitação, de até 35 anos.
Todos os detalhes estão definidos em contrato. Ele é assinado pelas duas partes para garantir a segurança na negociação. Assim, você já sabe exatamente quanto vai pagar por mês e evita surpresas ao longo do caminho. Os financiamentos podem ser realizados com a utilização de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).
Na Caixa, por exemplo, dependendo da modalidade do seu financiamento você pode optar pela carência para começar a amortizar o seu Saldo Devedor. Durante esse período, você pagará somente os prêmios de seguro MIP e DFI, além da tarifa de administração do contrato mensal, se a contratação ocorrer no SFH (Sistema Financeiro da Habitação). A atualização monetária, os juros e a amortização, suspensas durante a fase de carência, serão incorporadas ao saldo devedor do contrato. Além disso, é possível utilizar o seu FGTS como parte do pagamento.
Quem pode fazer um financiamento?
De modo simplificado, geralmente é solicitado pelas instituições financeiras que a pessoa tenha acima de 18 anos, seja brasileiro naturalizado ou nato, ou seja um estrangeiro com visto de residência permanente, estar com o cadastro de pessoa física (CPF) regularizado, ter o nome limpo e que tenha uma renda compatível com o financiamento – o ideal é que as parcelas ocupem, no máximo, 30% da renda mensal.
Quais são os passos para fazer um financiamento de imóvel?
1) Simulação: A primeira etapa é uma simulação de crédito na instituição financeira escolhida por você para o financiamento. Nesta simulação, você vai preencher seus dados pessoais, as informações do imóvel e qual o prazo de pagamento desejado. Também vai escolher se deseja compor renda com outra pessoa, que pode ser alguém da sua família ou não. É possível fazer essa simulação na agência de sua preferência ou nos sites oficiais dos bancos, desse modo, fique atento para passar as suas informações pessoais apenas em canais confiáveis. Na simulação, você poderá escolher se quer incluir no financiamento o valor referente às despesas de Registro de Imóvel e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), pago para registrar a transferência de titularidade do imóvel.
Após o resultado da simulação, você poderá definir e personalizar algumas condições para que as parcelas se encaixem da melhor forma no seu orçamento e deverá entregar alguns documentos solicitados pelo banco.
2) Análise de crédito: Depois da simulação, será feita a análise de crédito. Esse é o momento em que o histórico de relacionamento do potencial comprador do imóvel é avaliado. Nesse sentido, quanto melhor for o seu score de crédito, mais fácil será para obter a aprovação do financiamento. Nessa etapa é verificado também se a sua renda é compatível com o pagamento das parcelas. Caso seja aprovada, você receberá a chamada “carta de crédito”, que é uma pré-aprovação do valor solicitado para financiamento.
3) Inspeção do imóvel: Logo que o cliente faz sua escolha, a instituição financeira envia um engenheiro para fazer a vistoria e checar se o preço do imóvel condiz com o valor de mercado. A avaliação é um serviço cobrado e um avaliador verifica o imóvel in loco. Atualmente, porém, parte das avaliações pode ser feita online.
4) Questões jurídicas: Em seguida, o banco faz também uma minuciosa análise de toda a documentação, que inclui as informações do vendedor. Nessa fase, outros documentos podem ser solicitados.
5) Assinatura do contrato e registro: Foi tudo aprovado e a documentação está ok? Agora, as partes envolvidas devem fazer a subscrição e o documento deve ser formalizado no Cartório de Registro de Imóveis. Assim, você passa a deter a posse do seu novo imóvel Celi. No entanto, fique atento: ainda constará que o imóvel está alienado para o banco e assim que toda a dívida for paga, a escritura e o registro são atualizados.
Agora é só comemorar sua grande conquista e aproveitar tudo que um empreendimento da Celi pode te oferecer. Envie uma mensagem para nossa Central de Vendas: (79) 3217-9693 e comece um novo estilo de vida.